POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE USO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®
1 – Estudar matemática é um processo ativo
Diferente das matérias de humanas, estudar matemática e as outras ciências exatas exige um de estudo mais ativo. Isso significa que não basta estudar apenas os conceitos, é preciso ir para a prática com exercícios que vão fixar o seu aprendizado. É fundamental separar uma lista de exercícios relacionados aos temas que serão estudados e, após a leitura dos conceitos, colocar a mão na massa!
2 – Memorizar não é o caminho. Entenda o conceito e aplique!
Em matemática e física, muitas vezes a primeira tentativa é de decorar fórmulas e conceitos, gravá-los à força na memória para quando chegar a hora da prova, aplicá-los. Isso gera muito esforço e muitas vezes confusão na hora de aplicar a fórmula. É justamente por isso que o melhor caminho não é a memorização e, sim, o entendimento.
Assim, a aplicação se torna um processo natural dentro da sua cabeça, o que significa que o aprendizado foi realizado. Você não é um robô, entender de onde vêm os elementos que formam cada conceito faz com que a fórmula faça sentido e aumenta a possibilidade de você aplicá-la de maneira correta e acertar o exercício!
3 – Na matemática, o erro faz parte do processo. Acostume-se!
Muitos não gostam de estudar matemática e ciências exatas pois não gostam de errar. Ao cometer um erro se frustram e muitas vezes desistem do exercício. Para estas pessoas, vamos contar uma verdade: não dá pra aprender matemática sem se acostumar com o erro!
As grandes fórmulas e teorias foram descobertas assim, com muitas sessões de erros para só depois de muito tempo chegarem ao acerto.
Pratique a arte do desapego, erre, entenda, tenta outra vez e acerte!
Os parênteses são usados em todos as áreas da matemática, por isso aprender a usá-los corretamente é essencial para calcular melhor.
Quando fazemos operações entre os números, os parênteses determinam a ordem e a prioridade de uns sobre os outros. Por exemplo, na expressão , devemos primeiro fazer as operações e . Em seguida temos que fazer para achar o resultado de toda a expressão que é quatro .
Não obteremos o mesmo resultado se fizermos as operações numa ordem diferente, por exemplo . Note que os números e sinais da adição e da subtração estão na mesma ordem que na imagem acima, a única coisa que está mudando é a posição dos parênteses.
Observe que há alguns parêntesis contidos em outros, neste caso os parêntesis está dentro de um maior: , devemos fazer primeiro os parêntesis menores, ou seja, .
Os parênteses agrupam determinados números para indicar quais são as operações que devem primeiramente realizadas, por esta razão, são chamados de símbolos de agrupamento.
Antigamente se usavam outros símbolos de agrupamento, como as chaves: , ou os colchetes: mas hoje em dia utilizamos para agrupar as operações apenas os parênteses: . Por este motivo você pode ver que em livros de matemática antigos aparecem expressões como: que é mesmo que: .
Resolver exercícios, tirar dúvidas com professores e colegas, manter rotina de estudos e de revisões e estudar o conteúdo básico são quatro dicas para aprender Matemática.