Atualmente, muitas pessoas buscam uma alimentação mais saudável e equilibrada, o que inclui a redução da ingestão de carboidratos.
Nesse contexto, as farinhas low carb têm ganhado destaque na cozinha de quem procura opções mais saudáveis e com menos carboidratos.
Existem diversas opções de farinhas low carb disponíveis no mercado, cada uma com suas particularidades e benefícios para a saúde.
Neste texto, vamos apresentar as 10 farinhas low carb mais consumidas e suas características.
Aqui estão as 10 farinhas low carb mais populares com suas propriedades e benefícios:
- Farinha de castanha de caju: Previne a dislipidemia e diminui o colesterol ruim (LDL), além de ser rica em gordura mono e poli-insaturadas, magnésio e zinco.
- Farinha de amêndoas: Fonte de fibras que aumenta a saciedade e controla a glicemia, além de possuir vitamina E, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.
- Farinha de pipoca: Com baixo índice glicêmico, é rica em fibras, antioxidantes e polifenóis, além de possuir baixa caloria.
- Farinha de amendoim: Fonte de gordura monoinsaturada que auxilia no tratamento contra doenças cardiovasculares, além de também controlar a glicemia.
- Farinha de banana verde: Rica em amido resistente, que apresenta baixíssimo índice glicêmico e é uma fonte de vitamina C e cálcio.
- Farinha de nozes: Fonte de antioxidantes, como a vitamina E, e gorduras mono e poli-insaturadas.
- Farinha de casca de maracujá: Atua no controle do colesterol e glicemia, além de ser rica em fibras, principalmente a pectina, que melhora a flora intestinal.
- Farinha de semente de abóbora: Fonte de minerais como ferro, magnésio e potássio, além de ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados que auxiliam no controle do apetite.
- Farinha de linhaça: Fonte de fibra solúvel e insolúvel, Ômega 3 e auxilia no controle da glicemia e saciedade.
- Farinha de coco: Rica em fibras, proteínas e não possui glúten, sendo uma opção perfeita para doces e bolos sem glúten.
Lembre-se que todas as farinhas possuem carboidratos, porém, o teor é muito baixo nas low carb, que apresentam substâncias benéficas para a saúde em grandes níveis.